Psicologia Cognitiva Comportamental
Dúvidas Frequentes
Qual o valor da consulta?
A entrevista inicial tem o valor de 90,00. Os demais valores de consulta são definidos pelo psicólogo na primeira sessão e variam de acordo com o tipo de tratamento e número de sessões, por exemplo.
Como é realizado o pagamento?
O pagamento é realizado a vista em dinheiro no dia da sessão, ou pago antecipadamente por depósito em conta. Não trabalhamos com cartões.
Aceitam plano de saúde?
Atualmente não atendemos nenhum convênio. Contudo, você pode pedir recibo para reembolso e consultar seu contrato com seu plano de saúde, muitos deles permitem que você reembolse determinados valores.
Quem pode ser atendido pelo psicólogo?
Qualquer paciente pode ser atendido, desde que não esteja em estado de emergência, nesse caso orientamos o paciente a ligar para o serviço de emergência de sua cidade (192 do SAMU ou 193 do Corpo de bombeiros).
E se eu precisar de um atendimento de emergência?
Nosso grupo não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise ligue para 141 (CVV) ou acesse www.cvv.org.br, em caso de emergência procure atendimento em um hospital mais próximo.
Em quais casos a psicoterapia pode me ajudar?
Além do tratamento à ansiedade, depressão, síndrome do pânico etc. Você pode contar com atendimentos psicológicos quando:
-
Sentir-se deprimido;
-
Quiser desenvolver habilidades sociais como falar em público e iniciar amizades;
-
Alterações bruscas de humor - um dia muito bem, mas no outro se sente péssimo;
-
Depressão pós-parto;
-
Dificuldades em lidar com separação e/ou relacionamentos;
-
Dificuldade em tomar decisão;
-
Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar as portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos de maneira compulsório etc.
-
Medos (de animais, avião, pessoas e situações diversas);
-
Passar mal sem causa orgânica, ou seja, foi ao médico e ele não encontrou nada que justifique;
-
Superar a timidez;
-
Ciúmes excessivo;
-
Dificuldade em lidar com pessoas difíceis como chefes, pais, irmãos, colegas de trabalho ou escola etc;
-
Pensamentos repetitivos e angustiantes;
-
Distração excessiva a ponto de perder aulas, não encontrar seus objetos, perder compromissos etc.
Quanto tempo pode durar o processo de psicoterapia?
É difícil precisar o tempo do processo terapêutico porque cada pessoa apresenta uma necessidade única e singular.
De modo geral, a psicoterapia de crianças costuma ser mais curta do que a de adultos (desde que os pais estejam engajados no processo e aceitem realizar as mudanças necessárias) porque o trabalho com crianças pode ser considerado um trabalho preventivo (a intenção é ajudar a criança a se desenvolver de maneira saudável e evitar psicopatologias na vida adulta).
Decidi fazer terapia, qual o primeiro passo?
No caso da psicoterapia de adultos, o primeiro passo é marcar a primeira entrevista. Esse primeiro encontro serve para você conhecer o terapeuta, perceber se você se sente a vontade e se identifica com ele. Na entrevista, o psicólogo vai ouvir o motivo do seu interesse pela terapia e as suas expectativas. Ele também irá lhe fazer perguntas sobre o seu dia a dia e a sua história de vida, para que, ao final desse primeiro encontro, seja possível lhe dar uma devolutiva. Ou seja, o psicólogo vai te explicar como e no que a psicoterapia pode te ajudar. Na entrevista, também são combinados os valores, a forma de pagamento, frequência das sessões e como proceder no caso de faltas.
Qual a idade mínima para uma criança fazer terapia? Como é o processo de terapia com crianças pequenas?
Não existe uma idade mínima para uma criança fazer terapia. A diferença do atendimento para crianças até 4 anos é que o trabalho e a conversa com a família será mais frequente do que com crianças maiores.
Em sessões me apoio da ludoterapia que é uma modalidade de análise em que a proposta é avaliar diferentes aspectos da criança, tal como, neurodesenvolvimento, compreensão das regras, adaptação social, resolução de conflitos, personalidade da criança.
Na brincadeira há imensas oportunidades da criança se expressar e o terapeuta vai auxiliar na sua dificuldade. A partir das observações do Psicólogo, é proposta intervenções no âmbito familiar/escolar e avaliada a necessidade ou não de encaminhamento para profissionais de outras áreas.
Como funciona a terapia para adolescentes?
Na psicoterapia de adolescentes, a entrevista inicial é realizada com os pais e, em seguida, com o adolescente, para que ele possa se apropriar da sua decisão de iniciar o processo de terapia. No caso de a busca partir do adolescente, a primeira entrevista é com o mesmo.