Os erros mais comuns sobre a terapia psicológica.
- Jéssica Gardin
- 30 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Não precisa ser Psicólogo para ter escutado frases como "Psicólogo é coisa de louco" ou "A psicoterapia é uma lavagem cerebral". Muitas algumas vezes surgem através de brincadeiras, as pessoas comentam sobre o que o Psicólogo faz e você, muito provavelmente já deve ter escutado, se não essas, outras informações errôneas sobre o que é a terapia em si. Esses conceitos vem de quem desconhece o que é o processo psicoterápico e carregam junto idéias de medo, insegurança, ou até desprezo pela terapia.
Os tópicos a seguir vão falar de algumas dessas idéias erradas sobre a terapia e mostrar, principalmente para você que nunca fez psicoterapia, que não é nada de outro mundo e nem bicho de sete cabeças.
Vale conferir os tópicos a seguir e refletir sobre esse processo tão importante que ocorre a partir do encontro com o psicólogo.
Psicólogo é coisa de louco?

❌A resposta a essa pergunta, claro, é Não.
Psicólogo é um profissional associado aos manicômios, porém, quando se fala em saúde mental não quer dizer que a pessoa esteja perdendo a consciência. O psicólogo é quem auxilia a identificar fatores da vida que incomodam o indivíduo, e juntos buscar por respostas mais saudáveis.
Terapia psicológica é desperdício de tempo.

❌Pelo contrário, investir tempo para si próprio na terapia é refletir ações e ideias com ajuda de profissional. É ter segurança para que as mudanças possam acontecer com o apoio de alguém que entende sobre decisões e emoções. Por isso, não perca tempo⏳ e procure um profissional da psicologia!
Psicólogo faz lavagem cerebral.

❌Na clínica psicológica existem muitos artifícios, desde, o próprio diálogo, terapia com jogos para crianças, questionários, planos e estratégias para observar e mudar atitudes, etc. Fique tranquilo, nenhum objeto é anexado ao seu cérebro. O uso de metodologias que obriguem o cliente a uma decisão ou pensamento é inviável na terapia, além de que concorre com a ética profissional, sendo proibida por lei.
O terapeuta vai adivinhar o que eu penso e pode até me dominar.

❌Apesar do psicólogo acompanhar os estudos sobre o cérebro humano ele não é um vidente, sendo incapaz de adivinhar ou ler seus pensamentos. A psicologia não é uma ciência que de adivinhação.
Tudo o que o psicólogo faz são suposições, observações, e conversas diante daquilo que o cliente permite.
Psicólogo é quem investiga nossa vida e analisa todas nossas ações, e sabem mais de nós que nós mesmos.

❌O terapeuta Cognitivo Comportamental vai trabalhar junto com o cliente para ajustar pensamentos e comportamentos que interferem diretamente naquilo que o incomoda e que o cliente traz em forma de queixa. O profissional não irá analisar a vida da pessoa afim de trazer julgamentos. Além do que, a terapia visa o positivo e não a dor.
O psicólogo pode contar pra alguém o meu segredo.

❌É estritamente proibido o uso de informação desenvolvida em terapia. O psicólogo que quebra o sigilo de informações, mesmo que sem querer, tem punição diante do Conselho Federal de Psicologia, podendo perder a licença para atuar.
Comments