top of page

Aprenda a diferença entre Manias e TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo.

  • Foto do escritor: Jéssica Gardin
    Jéssica Gardin
  • 17 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. O Transtorno Obsessivo Compulsivo é considerado uma doença mental grave. Ela está entre as dez maiores causas de incapacitação, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.


As obsessões se caracterizam por pensamentos, impulsos ou imagens persistentes e indesejadas. Os pensamentos e comportamentos que o indivíduo com TOC apresenta são provocados internamente de maneira que se sente obrigado a executar, em razão de regras produzidas pela própria obsessão.


Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Portadores da doença sofrem de muitos medos, como por exemplo o de contrair doenças ou cometer alguma falha.


Obsessões: São pensamentos repetidos, impulsos ou imagens mentais que causam ansiedade. Os sintomas comuns incluem:



  • Medo de germes ou contaminação, lavando as mãos excessivamente.

  • Preocupar-se excessivamente com limpeza.

  • Revisar diversas vezes portas, janelas, gás ou o ferro de passar roupas antes de sair de casa ou dormir.

  • Pensamentos proibidos ou indesejados envolvendo sexo, religião e danos

  • Pensamentos agressivos em relação aos outros ou a si próprio

  • Ter coisas simétricas ou em uma ordem perfeita

Compulsões: São comportamentos repetitivos que uma pessoa com TOC sente o desejo de fazer em resposta a um pensamento obsessivo. As compulsões comuns incluem:




  • Limpeza excessiva e / ou lavagem das mãos

  • Ordenação e organização das coisas de uma maneira específica e precisa

  • Repetidamente verificar as coisas, tais como verificar repetidamente para ver se a porta está bloqueada ou que o forno está desligado







- E as Manias?

Nem todos os rituais ou hábitos são compulsões. A pessoa com TOC não consegue controlar os pensamentos que geram as compulsões e não sente prazer nelas, o que lhe causa é um alívio imediato para aquele pensamento que está alarmando. Todo mundo tem uma 'neura' de vez em quando. Manias todos nós temos, a diferença está na necessidade de executar as tarefas e no seu exagero. O TOC provoca além do desgaste mental perca de tempo diário realizando as atividades compulsivas. O TOC interfere em todos os aspectos da vida, por isso é tão importante procurar tratamento adequado.


O que não ajuda!

O que muitas vezes acontece é que atitudes podem vir a prejudicar ainda outras esferas da vida do indivíduo. Em alguns casos associa-se o uso de bebida e drogas do indivíduo que busca alívio dos seus pensamentos compulsivos, o que causa dano integral a saúde e não diminui os sintomas do transtorno. Há ainda quem faça uso de psicotrópicos por conta própria, o uso de medicamentos sem controle médico pode causar danos graves ao cérebro e a saúde em geral. Por isso antes de iniciar o uso de medicamentos fale com seu médico, saiba quais os riscos e benefícios podem ocorrer. E principalmente, depois de indicado, não pare de tomar um medicamento por conta própria, pois os sintomas podem se agravar.

Da mesma forma, apenas fazer uso de medicamento, mesmo que com autorização médica/psiquiátrica, apesar de diminuir os sintomas, não garante a eficácia no tratamento desse transtorno. O acompanhamento do Psicólogo é muito importante.


- Eu tenho TOC! O que fazer?

A psicoterapia pode ser um tratamento eficaz para adultos e crianças com TOC. Pesquisas mostram que certos tipos de psicoterapia, incluindo a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) podem ser tão eficazes quanto a medicação para muitos indivíduos. A terapia é eficaz na redução de comportamentos compulsivos no TOC, mesmo em pessoas que não respondem bem à medicação. Se você ou um ente querido apresentam sinais do Transtorno Obsessivo Compulsivo, procure um psicólogo. Um profissional experiente poderá ajudá-lo a controlar as obsessões e compulsões. Lembre-se que é importante trabalhar as crenças e o medo em casos como este. Entre em contato e agende sua entrevista!


Comments


bottom of page